Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

O Que é: Alfaiataria


Como você já deve suspeitar, o termo "alfaiataria" vem de "alfaiate" e antigamente se referia ao local de trabalho desse profissional. Logo, uma peça de alfaiataria era uma peça produzida por um alfaiate, com modelagem e corte específicos para o corpo do cliente, ou seja, uma peça única e exclusiva.
Com o passar dos anos a exclusividade foi deixada um pouco de lado, e hoje se encontram "peças de alfaiataria" em inúmeras lojas de departamentos com numeração padronizada, o que alterou um pouco o significado da palavra. Atualmente o termo é empregado para designar a confecção de peças estruturadas e que exigem um caimento ajustado para se obter uma boa estética, como os ternos por exemplo.
Como principais características da alfaiataria estão o corte reto, os tecidos estruturados (NUNCA um vestidinho fluido será alfaiataria), o caimento impecável, as técnicas avançadas e regras de acabamento (em geral, invisíveis), as padronagens clássicas como a risca-de-giz e o xadrez, e detalhes como barra italiana, abotoamento duplo e bolso faca. Esses detalhes associados fazem da alfaiataria uma técnica onde o resultado é sempre refinado, elegante e um tanto quanto formal. Abaixo, alguns exemplos de peças de alfaiataria:


... Ternos



... Tailleurs



... Casacos



... Blazers e Bermudas



... Vestidos



... Calças



... e Camisas




Lembrando que a alfaiataria não é um ESTILO, mas sim, uma TÉCNICA.



Agora que você aprendeu mais essa, conte para o Sejamos Chiques: você gosta ou usa peças de alfaiataria? Deixe-nos o seu comentário.


2 comentários:

  1. Olá Mara,

    Ja tive oportunidade de visitar algumas alfaiatarias, apesar do termo não ser muito usado hoje em dia. As confecções são admiráveis, perfeitas, bem social e bem alinhadas...Adorei os modelitos postados...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A alfaiataria como oficio já foi decretada como morta por muitos.
    Mais persiste firme e forte, e em vez de morrer está renascendo.

    Beijos

    Aline Alves
    http://alfaiatariadress.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário para o Sejamos Chiques