Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Moda também é cultura. Abuse do estilo étnico!

Pode-se dizer que uma roupa tem estilo étnico quando ela faz referência a algum país ou cultura diferente da sua própria, seja por meio da modelagem ou da estamparia. Em termos de modelagem, os caftãs (vestido inspirado nas vestes indianas), as blusas e vestidos kimono (inspirados no Japão) e as calças saruel (de origem africana) são exemplos clássicos do estilo étnico.


Acima, caftãs esvoaçantes que apareceram na última temporada de primavera-verão europeia. Abaixo, chiquérrimos vestidos kimonos. Fotos: Google Images


Já entre as estampas, as tribais são as mais expressivas, e misturam motivos africanos, incas, astecas e indígenas de maneira geral, que se destacam pelos tons predominantemente terrosos ou vibrantes como os vermelhos e amarelos.

Talvez por ser um estilo com muita informação (como se vê nas fotos acima e abaixo), e por isso mesmo, um tanto quanto perigoso para ser usado constantemente, o estilo étnico, ao contrário da maioria dos outros estilos, vai e volta, mas nunca permanece de fato por muito tempo, sendo impossível classificar uma marca ou grife cuja essência seja étnica. Fotos: Google Images


Pode-se dizer que esse é um estilo itinerante, usado somente para dar algum toque diferenciado a um visual mais básico. Prova disso é que esse é um estilo que se encontra mais acessórios do que roupas por aí. 


Bijuterias em madeira, bolsas bordadas e demais acessórios confeccionados com linhas são alguns exemplos de peças étnicas que dão uma levantada instantânea no seu visual e ao contrário das roupas, são atemporais e podem ser usados em qualquer época, por qualquer um. Fotos: Google Images

Acima, alguns sapatos que tiraram proveito do conceito étnico. Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Satryani, Jimmy Choo, Max Azria e Top Vision. Foto: Google Images



Apesar de ser um estilo que exige cuidado na composição do visual, é possível ficar chique adotando o estilo étnico no seu dia-a-dia. Ao escolher uma peça étnica, procure combiná-la com outras mais neutras para o look não ficar carregado e estragar a produção. Mesmo os acessórios devem ser usados com bom senso, e de preferência, um de cada vez para não forçar a barra. Invista em um visual étnico para ficar com um visual interessante e diferenciado!



Que você é chique a gente já sabe. Mas, o que você acha do estilo étnico? Deixe a sua opinião nos comentários para o Sejamos Chiques.


3 comentários:

  1. Bom dia meninas, só uma observação! Os Blogs deveriam informar os sites dos produtos que mostram no mural, pois percebi essa falha em quase todos os blogs que visito. Seria muito mais fácil encontrar algum dos produtos postados. Abraços ;)

    ResponderExcluir
  2. Acho super bacana este estilo e me amarro muito.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário para o Sejamos Chiques